Já nem me lembrava deste. Ouvi muito disto quando era miúdo (quem não ouviu?) Olhando para isto hoje, aquele material todo parece saído de um filme série-B de ficção científica, da década de 70 (“Dark Star” comes to mind). E fica também confirmada a importância que os alemães tiveram para o desenvolvimento da pop de década de 80 em diante. Enquanto os Tangerine Dream inventavam novos sons, os Kraftwerk separavam o supérfluo do essencial.
Mais quatro dias e cumpriam-se dois anos exactos desde que aqui despejei o meu último best of discográfico. Um pouco de contexto, para quem não acompanhou a novela: desde 1982 que faço listas com os - meus - melhores discos do ano. O que aqui vou reproduzindo reflecte o que tem de reflectir, isto é, o que gostava, e quanto gostava, em tempo real. As listas de 92 estão aqui . As dos anos anteriores não andam longe. As de 1993, abaixo reproduzidas, soam surpreendentemente certas. Hoje, quase não mexeria nos 20 discos estrangeiros (só talvez os Dinosaur Jr. e os Pearl Jam marchariam dali para fora), e quase todos permanecem, pelo menos em teoria e de memória, audíveis. Foi um ano forte, de boas convulsões estéticas. O meu alinhamento "ideológico" pró-Melody Maker estava no auge, e lá por Novembro havia encontrado e começado a ler uma revista chamada The Wire. Já a lista nacional, a 18 anos de distância, é para lá de pobrezinha. Dois deles continuam recomendáveis (os nos. 3 e 4),...
Cheguei ao Blitz em Fevereiro de 1995. Saí em Agosto de 2000. Voltei em Novembro ou Dezembro de 2001. Saio em Abril de 2006. Tive quatro directores no Blitz - Rui Monteiro (1995-2000), Sónia Pereira (2001-2003), Pedro Gonçalves (2003-2005), e Miguel Francisco Cadete (2006). Pelo meio houve um interino. Fui editor do Blitz entre Junho ou Julho de 2003 e Junho ou Julho de 2004. Fui do Blitz sempre a partir do Porto. Em parte por gostar de ser do Blitz a partir do Porto, em parte porque os convites para mudar-me para Lisboa não foram financeiramente irrecusáveis. Olhando para o percurso do Blitz pela óptica de 2006 (em tempo real é muitíssimo mais difícil pensar assim) acho que a grande mudança que o Blitz necessitava devia ter acontecido em 1999/2000. Nessa altura tinha o prestígio, as vendas (em deslize suave, ainda assim abundantes), a publicidade, a influência, os Prémios e mais fidelidade. Tinha outra margem de manobra para escolher entre várias vias de mudança. De, acaso isso fosse ...
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Olhando para isto hoje, aquele material todo parece saído de um filme série-B de ficção científica, da década de 70 (“Dark Star” comes to mind).
E fica também confirmada a importância que os alemães tiveram para o desenvolvimento da pop de década de 80 em diante. Enquanto os Tangerine Dream inventavam novos sons, os Kraftwerk separavam o supérfluo do essencial.