Blitz 1102

Desde ontem nas bancas:
Cantinho Luso com Tropa Macaca e Loops.
Reportagem do Festival Best.Off.
Crítica conjunta a B in the Mix: The Remixes de Britney Spears e a Greatest Hits de Mariah Carey.

Comentários

Jorge Lopes disse…
Refiro-me a Portugal. A um underground de editoras, promotores e músicos que (honra lhes seja feita) montaram lentamente e a pulso o seu próprio universo/circuito mas que, por defeito de formação ou puro apartheid cultural, ostracizam ou ignoram todos os corpos que lhes são exteriores: os que têm sucesso mais do que marginal, os que têm canções em novelas, os que partem para o hip-hop do lado de fora do seu pequeno underground (trocadilho com os Jesus and Mary Chain propositado :-)), os que não «pay their dues» de conhecimento histórico e não prestam vassalagem aos ançiões da aldeia e, o que mais interesse para o caso, os que irrompem com uma visão musical nova, cultural e sonicamente nas imediações do hip-hop (como é o caso do grime). Tudo demasiada gente, demasiada imprevisibilidade, demasiados factores que lhes escapam ao controlo e que lhes podem estragar o negócio... Estas coisas, é claro, são mais fáceis de ignorar quando todo esse circuito undergound tem ideias e sons frescos e urgentes para mostrar; mas quando se atravessam anos de mediocridade de espirítio ultramontano e orgulhosamente pobrezinhos como 2005, os defeitos saltam demasiado à vista.
Jorge Lopes disse…
Ah, isso do Boss AC com os De La Soul foi mais um reflexo condicionado do passado dele como fã... ;-)))

Agora que penso nisso, não me recordo de nenhum divulgador do grime, aqui ou no Reino Unido, que tenha viajado do hip-hop. Pode haver em quem o ouve e fala dele algum tipo de interesse pelo hip-hop mas nunca num sentido de «purista», isto é, são pessoas (eu incluído) que encontram em momentos pontuais do hip-hop razões para conexão cultural, tal como o fazem com diversas outras coisas. (E isto nem sequer significa que os momentos de conexão sejam especialmente comuns...)

Mensagens populares deste blogue

1993

Algo que Deve Ser Evitado

2017 em discos