Sensational & Spectre
Publicado na Time Out Porto de Abril:
Sensational & Spectre
Plano B
Quinta-feira 15, ver listas
Sensational é uma daquelas personagens bizarras que brotam de vez em quando do underground hip-hop americano. Daquelas cujo manifesto criativo consiste, em primeiro e segundo e terceiro lugar, em trocar as voltas aos hemisférios cerebrais do ouvinte. Qualquer recurso serve para o conseguirem, mas é costume darem preferência à sujidade e “imperfeição” dos sons alcunhados de “baixa fidelidade”. Sensational até consegue sacar um lote razoável desses truques, mas é tamanho o esforço para ser anti-pop que o repertório acaba por ter muito menos graça e criatividade consequente do que aquilo que ele imagina e que podia, de facto, ter. É, se se quiser, uma espécie de equivalente indie-vanguardista do hip-hop.
Em miúdo, Sensational ainda passou pelos Jungle Brothers, mas nos meados de 1990 ele vai parar à editora nova-iorquina WordSound, o local perfeito para as suas elucubrações estéticas. A WordSound foi fundada pelo jornalista/ produtor/ cineasta Skiz Fernando, que se junta a Sensational em palco e em estúdio a coberto do nome Spectre. Acid & Bass é o disco mais recente da dupla. Esta noite no Plano B também há Black Chameleon (dos EUA e sem som detectado online), Fujako (também da WordSound, mas bem mais deslavado do que Sensational) e Faca Monstro (projecto portuense e, na volta, o nome mais interessante da noite, com o seu cruzamento de hip-hop, dubstep e electrónica de vista panorâmica).
Sensational & Spectre
Plano B
Quinta-feira 15, ver listas
Sensational é uma daquelas personagens bizarras que brotam de vez em quando do underground hip-hop americano. Daquelas cujo manifesto criativo consiste, em primeiro e segundo e terceiro lugar, em trocar as voltas aos hemisférios cerebrais do ouvinte. Qualquer recurso serve para o conseguirem, mas é costume darem preferência à sujidade e “imperfeição” dos sons alcunhados de “baixa fidelidade”. Sensational até consegue sacar um lote razoável desses truques, mas é tamanho o esforço para ser anti-pop que o repertório acaba por ter muito menos graça e criatividade consequente do que aquilo que ele imagina e que podia, de facto, ter. É, se se quiser, uma espécie de equivalente indie-vanguardista do hip-hop.
Em miúdo, Sensational ainda passou pelos Jungle Brothers, mas nos meados de 1990 ele vai parar à editora nova-iorquina WordSound, o local perfeito para as suas elucubrações estéticas. A WordSound foi fundada pelo jornalista/ produtor/ cineasta Skiz Fernando, que se junta a Sensational em palco e em estúdio a coberto do nome Spectre. Acid & Bass é o disco mais recente da dupla. Esta noite no Plano B também há Black Chameleon (dos EUA e sem som detectado online), Fujako (também da WordSound, mas bem mais deslavado do que Sensational) e Faca Monstro (projecto portuense e, na volta, o nome mais interessante da noite, com o seu cruzamento de hip-hop, dubstep e electrónica de vista panorâmica).
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