NME - Discos do ano

No I Love Music encontra-se a lista dos álbuns do ano segundo o NME. Em Londonist afirma-se que as listas do NME foram «remontadas» por questões de sensibilidade publicitária/ económica, e que tiveram acesso à lista «verdadeira» - infelizmente não apresentam provas especialmente concretas. No One Touch Football o antigo jornalista do Melody Maker Simon Price (nome de código: Spearmint Rhino) confirma que a «remontagem» das listas dos discos do ano, tanto na escolha dos redactores como dos leitores, é coisa habitual tanto no NME como no extinto Melody Maker.

[Actualização: O Pedro actualiza os dados desta novela - os advogados do NME rosnaram ao pescoço da malta do Londonist e estes retiraram o tópico polémico. Entretanto, a coisa chegou aos ouvidos do The Guardian, que fez notícia. Depois de ter escrito o post original, lembrei-me que, no início dos anos 1990, escrevi para uma secção de perguntas dos leitores do Melody Maker chamada Info Freako, querendo saber como eram compiladas as suas listas de discos do ano. Na resposta, diziam-me que, basicamente, toda a gente contribuía com os seus votos e no fim o director Allan Jones fazia uns ajustes e punha o disco do Bruce Springsteen do ano em questão em primeiro lugar (por acaso, e só por curiosidade, acho que o Boss nunca ficou em primeiro em nenhuma dessas listas do MM). A resposta tinha um tom meio a sério, meio irrisório, mas ganha outro folêgo com este pseudo-micro-escândalo.]

Comentários

Jorge Lopes disse…
No Blitz, desde q se fazem essas listas regularmente (i.e., 2002), a soma das listas individuais dá exactamente os resultados finais q são publicados. Sem espinhas.
Jorge Lopes disse…
O mais provável é q n tenha sequer direito a crítica. N é seguro q tenha distribuição nacional e, se a única alternativa for comprá-lo pela Amazon (q só emite facturas em nome do comprador - no caso, eu), receio q n haja prosa no Blitz.
Mas n espero delas menos do q 1 10/10, oh yeah.

Mensagens populares deste blogue

1993

Algo que Deve Ser Evitado

Anna Calvi