Time Out 120

Sítios em Lisboa para ver música de borla.

Snoop Dogg
Malice N Wonderland
Doggystyle/EMI
No livreto de Malice N Wonderland, Snoop Dogg deixa-se fotografar de fato e gravata e de colete brasonado. É a imagem idílica do empresário de sucesso: Snoop ditando uma carta à secretária, Snoop e o seu Porsche à porta dos escritórios da editora Capitol, Snoop e a sua parede de discos de platina, Snoop atrás de uma placa de “Chairman” e ladeado por dois álbuns: Straight Outta Compton dos N.W.A. e Eazy-Duz-It de Eazy-E. Dois álbuns fundadores do gangsta rap, ambos de 1988, a lembrar que esta história já vai longa.
Uma história que vai longa e que mostra com orgulho a sua notável progressão em “Gangsta Luv”. De longe o melhor momento de Malice N Wonderland, “Gangsta Luv” é uma das duas contribuições de Tricky Stewart e The-Dream (feitos prévios da dupla: “Umbrella” de Rihanna, “Single Ladies” de Beyoncé) para este disco. Das suas mãos brotam sintetizadores em bicos de pés que encontram réplica na fonética gota-a-gota com que o refrão é entregue. A melodia é pop, o groove andróide.
Há vários momentos de Malice N Wonderland que não são brilhantes, e um Snoop Dogg em velocidade de cruzeiro não chega para justificar um punhado de temas. Mas depois há aquele seu jeito de juntar uma presença vocal carismática à total permeabilidade face ao arsenal dos que escolhe para co-escrever, produzir e meter voz nas canções. Snoop é hiper-minimal ao lado de Lil Jon em “1800”. É g-funk quanto baste com Dr. Dre em “I Wanna Rock”. É o contraponto cool ao r&b com reforço melódico trazido por Teddy Riley para “Different Languages”. É uma super-produção holywoodesca com Soulja Boy no auto-tune em “Pronto”. É arrastado, ameaçador e digital até à medula sob os comandos de Danja em “That’s tha Homie”. É dos poucos a dar luta ao óptimo novelo rítmico que Terrace Martin arranjou para “Upside Down”. Nada mau, para um gestor de empresas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

1993

Algo que Deve Ser Evitado

Anna Calvi