UM

Está desde ontem nas megastores da Fnac o nº0,5 do jornal UM. Se não estiver em local visível, peçam-no à vontade.

O jornal UM terá periodicidade quinzenal e é e será gratuito.

Começará as suas edições regulares a partir de Setembro.

O nº0,5 do UM dedica a capa ao festival de Paredes de Coura e aí deverá ser também oferecido, em alguns dias.

A ideia do UM, o planeamento, os seus alicerces, são obra do Jorge Coelho. Eu dirigo-o. O Eduardo Sardinha edita-o. O França Gomes cuida do grafismo. No momento do arranque, tem colaboradores já com trabalho e talento mostrado em papel impresso (Pedro Gonçalves, José Marmeleira, André Gomes, Luís Bento, Nelson Calvinho, Tiago Gomes), e outros que, salvo erro, chegam agora ao papel impresso (Ana Patrícia Silva, Rita Carvalho, Rodrigo Nogueira, Nuno Pereira, Diogo Silva).

Há dois convidados no nº0,5 do UM. O Amilcar Correia, com um artigo de opinião. E o Adolfo Luxúria Canibal, com uma mixtape comentada.

O nº0,5 é uma amostra do que poderá ser o UM. Mostra uma parte do que deverá ter a partir de Setembro. Considerem-no uma versão pública, consciente, oficial, de um nº0. Considerem-no, se ligarem alguma coisa aos meandros do hip-hop, a mixtape que antecede o álbum propriamente dito.

O UM tratará de música, provavelmente em boa parte de música popular. Logo, tratará também de cinema, literatura, media, tecnologia, artes plásticas, educação, política, sociedade,...

Vai-se tentar no UM fazer um elogio da escrita, da escrita com espaço para pensar e comunicar, da escrita com imaginação, inteligência, sabedoria, sangue e vontade de ser escrita nova.

Leiam e vejam o nº0,5. Se quiserem e puderem, digam também o que acham do que leram e viram - para o e-mail à esquerda, nas respostas a esta mensagem, como quiserem.

Comentários

Spaceboy disse…
Já tive o prazer de folhear este novo jornal e está altamente aprovado. É necessário mais projectos assim, com alguma da melhor escrita musical nacional, e sem preconceitos. Estão de parabéns.
Anónimo disse…
Não li (espero fazer isso em Coura), mas deixo apenas uma sugestão de quem anseia por boas leituras: não se limitem à distribuição pelas Fnac's. Criem assinaturas ou algo do género, porque como eu muitos potenciais leitores nunca põem lá os pés (seja pela distância ou não)!

Fico muito agradado pelo nascimento deste projecto!
Anónimo disse…
Que grande notícia! =)
Anónimo disse…
Lí esse jornal ontem em Paredes de Coura e gostei imenso. Espero que se aguente durante muito tempo.
gonn1000 disse…
Na FNAC do Chiado não há :S
par disse…
Boa cena. A UM não é conhecida nas FNACs, é pedir o "jornal do Paredes de Coura".

Mensagens populares deste blogue

1993

Top Quiosque