20 de julho de 2007

Twenty Quid Music Prize Versus Mercury Music Prize

Logo após o anúncio dos finalistas na corrida ao Mercury Music Prize deste ano, o Popjustice anunciou os candidatos ao quinto Twenty Quid Music Prize.

O TQMP tende a ser incalculavelmente melhor do que o MMP porque, a - Escolhe o melhor single britânico e não o melhor álbum, e b - Porque as escolhas das (1, 2, 3...?) pessoas do Popjustice são sempre, e por definição, mais interessantes e repletas de vida inteligente e exterior.

Este ano, as diferenças de qualidade entre os nomeados para o TQMP e para o MMP parecem ainda mais abissais. Nenhuma (repito: nenhuma) das canções escolhidas para o TQMP está abaixo de óptima, e as de Calvin Harris, Jamelia, Sophie Ellis-Bextor, Siobhan Donaghy, Roisin Murphy (sim, até desta; incrível, não acham?), Robbie Williams e Girls Aloud são mesmo excepcionais. Pelo contrário, dos finalistas ao MMP apenas se safam Dizzee Rascal, os Arctic Monkeys e Amy Winehouse. Ainda se pode dar o benefício da dúvida aos The View e aos New Young Pony Club. O resto, queridos leitores, é uma merda - mesmo aqueles que nunca ouvi, e que até são bastantes.


Música de fundo: Good Girl Gone Bad de Rihanna e, a espaços, algo que parece uma canção de Bob Sinclar e que entra pela janela, vinda provavelmente de algum sítio na 24 de Julho.

Bom fim-de-semana.

3 comentários:

Spaceboy disse...

Do TQMP só não gostei do single da kate Nash. O resto em grande. Será que as Girls Aloud ganham outra vez?Gosto tanto dos singles do Calvin Harris, Amy Winehouse, Mark Ronson e Robbie Williams, que não sei qual destes merecia mais. Também já discorri sobre o assunto lá num dos meus espaços (MA). Quanto ao MMP, o Dizzee Rascal é que é o verdadeiro merecedor do prémio, mas tenho sérias dúvidas que tal venha a acontecer.

Nuno disse...

Eu aposto na Amy Winehouse. Mas confunde-me essa menção aos The View. Se há banda que te imagino a detestar seria essa.

Jorge Manuel Lopes disse...

Acho que quando destaquei os The View estava era a pensar nos (The?) Twang. Que têm um não sei quê que me fez lembrar o eixo Ian Dury - The Streets - Artic Monkeys. Se for o caso (e acho que é), então nunca ouvi os The View. Nem estarei exactamente com pressa para o fazer.