Pop Zombificada

Este extraordinário texto de Mark «K-Punk» Fisher é daqueles tão deprimentemente certeiros que dei por mim a ter que parar a cada frase para gritar para dentro em aprovação, meio em desespero pelo estado muribundo (e, se calhar, irrecuperável)da Pop, meio em exultação por alguém articular, com uma clareza exemplar, praí 95% do que também penso sobre o assunto. Frase-teaser: «So, please, no consumerist homilies about the fact that 'it is always possible to find good records, no matter what the year.' Yes, of course it is, but as soon as Pop is reduced to good records it really is all over. When Pop can no longer muster a nihilation of the World, a nihilation of the Possible, then it will only be the ghosts that are worthy of our time». E se não se sentirem remotamente impelidos a ler o resto, então não faço ideia porque vieram parar a este blog.

Comentários

Jorge Lopes disse…
Nuno, ele menciona a nova Nova Pop e a extrordinária Ghost Box como sugestões (a primeira de confronto no terreno aberto da cultura Pop, a segunda porventura mais como refúgio). Na minha opinião, ele poderá torcer o nariz ao híbrido grime + indie porque cheira um bocado a métodos velhos (Madchester...), e a Cultura Pop necessitaria de outro tipo de tratamento de choque (e de aplicar esse tratamento na sociedade) para ser mais do que a gentil e inofensiva e assumidamente compartimentada (no mainstream/ na indielandia/ no espaço urban) gestão de carreiras.
Jorge Lopes disse…
Tendo em conta a natureza urbana/capitalista-mas-underground do grime, dificilmente esse híbrido seria numa modalidade pastelão-burguês Starsailor. Mas, com a rapidez e a elasticidade camaleónica da cultura pop britânica, nunca se sabe...

Mensagens populares deste blogue

2017 em discos